O representante da EMBRAPA, Paulo Roberto Galerani, falou sobre a importância do desenvolvimento das tecnologias estabelecidas no 15ª Conferência das Partes (COP), realizada em Copenhague, na Dinamarca, em 2009. Galerani ressaltou que “o desafio é produzir tecnologia que esteja de acordo com a política de mitigação e captação de gases do efeito estufa”.
Estudo comprova benefícios
O pesquisador apresentou estudo realizado pela Embrapa sobre os benefícios de práticas sustentáveis na fazenda. Paulo Roberto Galerani mostrou como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) pode beneficiar a propriedade a partir de uma experiência feita com eucalipto. Segundo o estudo, com 227 árvores por hectare é possível neutralizar, em um ano e quatro meses, uma quantidade de GEEs emitida por dois animais de 450 quilos cada.
Com 357 árvores/hectare, é possível evitar uma emissão feita por três animais. “A integração com o plantio de eucalipto é apenas uma das técnicas que podem trazer benefícios, mas você pode evitar emissões com outras alternativas dentro da integração lavoura-pecuária-floresta. Em um espaço maior de tempo, o produtor evita uma emissão muito maior”, afirmou.