SENAR intensifica treinamento sobre Plantio Direto

“O SENAR já tinha o treinamento sobre Plantio Direto em seu portifólio de cursos. Mas, antes, não estava incluído no âmbito do Programa ABC. A partir deste ano, após os Seminários de Capacitação do Guia de Financiamento, pretendemos intensificar os treinamentos sobre este assunto”, afirma Victor Rodrigues Ferreira, assessor técnico da Administração Central do SENAR.

Segundo Victor, em 2011 foram realizados 118 treinamentos, com a capacitação de 1.588 pessoas. “Os treinamentos são feitos para diferentes culturas e envolvem desde o uso de máquinas apropriadas no Sistema de Plantio Direto até o manejo de plantas daninhas e manejo do solo”, explica.

O SENAR planeja formar 179 turmas para capacitação em Plantio Direto no ano de 2012. Seis Estados já realizam o treinamento: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Outros Estados que queiram realizar o curso, devem procurar a Administração Regional do SENAR.

“Com a difusão da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono em parceria com outras instituições esperamos aumentar o número de treinamentos sobre Plantio Direto realizados pelo SENAR, não só nestes estados, mas em outros também”, diz o assessor técnico do SENAR.

Plantio Direto para reduzir a degradação do solo


O Plantio Direto é uma técnica que dispensa o revolvimento do solo e evita a erosão com a semeadura direta na palha da cultura anterior. Ela protege o solo, reduz o uso de água, aumenta a produtividade da lavoura e diminui despesas com maquinário e combustível.

Atualmente, o sistema, “sequestrador” de carbono, é utilizado em 25 milhões de hectares no país. O objetivo do Ministério da Agricultura é aumentar essa área para 33 milhões de hectares. Esse acréscimo reduzirá a emissão de aproximadamente 20 milhões de toneladas de CO2.

2 comentários em “SENAR intensifica treinamento sobre Plantio Direto

  1. Sr. Vitor Rodrigues,

    Boa tarde. Sou Técnico em Agropecuária e por estar ocupado durante o período dos cursos de capacitação na Bahia sobre o PROGRAMA ABC, gostaria da sua orientação sobre como me cadastrar, ou como me colocar a disposição de algum banco de dados para ser convidado a fazer parte deste Programa.
    Existe alguma possibilidade de envio, seja lá de mala-direta, via e-mail do conteúdo programático, video-cursos, cd, dvd, enfim outras mídias, que pudéssemos ter acesso?
    Tenho um projeto pessoal a ser elaborado e esse programa chegou em boa hora, gostaria de me aprofundar no assunto e se possível gostaria de fazer parte como extensionista e trabalhos comunitários.
    Sou natural do Rio de Janeiro, atualmente estou morando na Bahia, estudando para concursos, no momento estou desempregado, e esse assunto é de muito interesse para mim, tanto pessoal como profissional. Pode me ajudar?

    Muito obrigado,

    Evandro Bastos de Carvalho
    Feira de Santana – Bahia
    75 3223.3592
    75 8877.1074

Deixe seu comentário sobre este assunto:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s