Iniciativas em Roraima

*Da Embrapa Roraima – Boa Vista/RR

Quando se almeja praticar a agricultura de forma sustentável, deve-se ter em mente melhorar, conservar e utilizar mais eficientemente o solo, mantendo-o coberto o maior tempo possível, praticando a rotação de culturas e o uso de adubos verdes. Daí surge a possibilidade de implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF). Esse sistema é uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado.

Segundo o pesquisador da Embrapa Roraima (Boa Vista/RR), Ciro Magalhães, as medidas de correção e preparo do solo para a implantação do Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta – iLPF são basicamente as mesmas que o agricultor faz quando inicia a exploração agrícola de sua terra, ou seja, amostragem do solo para análise química e correção. “Quando for detectada a presença de impedimentos físicos, como camadas adensadas ou compactadas abaixo de 20 cm de profundidade, é recomendada a realização de uma escarificação ou até mesmo subsolagem, para quebrar essa camada dura que pode impedir o crescimento adequado das raízes e prejudicar o rendimento das culturas”, diz o pesquisador.

O milho e a soja são as principais culturas anuais que têm sido utilizadas em sistemas iLPF, devido, principalmente, à tradição de cultivo, ao grande número de cultivares comerciais adaptadas às diferentes regiões do Brasil. Essas culturas também são muito utilizadas na recuperação e na renovação de pastagens, nas quais os custos serão amortizados com a produção de grãos.

Para a pecuária, a adoção de sistemas iLPF é interessante para viabilizar a correção da fertilidade do solo. Além disso, os ganhos em produtividade de grãos e carne contribuem para reduzir a pressão para a abertura de novas áreas.

Deixe seu comentário sobre este assunto:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s