FAEMA promoverá Dia de Campo para difundir sistema integrado


A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), em parceria com a Embrapa Meio Norte, realizará, nos dias 26, 28 a 29 deste mês, nos municípios de Peritoró, Colinas e Fortuna, o Dia de Campo/Integração lavoura-Pecuária (ILP). O Evento terá o apoio do SENAR, Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima), Agerp, bancos do Brasil e do Nordeste e sindicatos de produtores rurais.

A ILP é um sistema produtivo que incentiva a diversificação, a rotação, a consorciação e a sucessão das atividades agrícolas e pecuárias dentro da propriedade rural de forma planejada. Possibilita também, como uma das principais vantagens, que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano ou, pelo menos, na maior parte dele, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo devido ao sinergismo que se cria entre a lavoura e a pastagem.

De acordo com o presidente da FAEMA, José Hilton Coelho de Sousa, o município de Peritoró tem uma larga tradição na atividade pecuária, enquanto Colinas e Fortuna se destacam na produção de grãos. “Vamos mostrar aos produtores rurais dessas regiões que as vantagens agronômicas da ILP são aquelas advindas do uso e do manejo racional do solo. A qualidade do solo é incrementada, pois há melhoria nas suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Portanto, a vantagem deste sistema é a otimização do solo na produção de grãos e carne”, disse José Hilton.

Durante os três dias de campo, técnicos da Embrapa farão palestras sobre a Integração Lavoura-Pecuária. Os produtores rurais e proprietários das fazendas que sediarão os eventos, Raimundo Gaspar (Agropecuária Gaspar/Peritoró), José Henrique Brandão (Fazenda Serra das Canas/Colinas) e Reginaldo Vieira (Baixa das Coivaras/Fortuna), farão avaliações e explanações comparativas do plantio convencional e aplicação da tecnologia ILP, com informações sobre ganho de peso dos animais, conservação e adequação do solo.

A FAEMA tem um projeto de expansão do sistema Integração Lavoura-Pecuária, dentro da área de abrangência do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que levará a todas regiões produtivas do Maranhão.

Cartilha – A partir deste mês, nos eventos realizados pela FAEMA será distribuída aos participantes a cartilha com Guia de Financiamento para o recebimento de crédito do Programa ABC, elaborada pela Confederação  da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a embaixada Britância. O Guia contém informações sobre as condições e regras para acessar os financiamentos. O produtor rural pode acessar também o site senar-ma.org.br.

Por meio do Programa ABC, são financiados práticas e tecnologias adequadas e sistemas produtivos eficientes que contribuem para a menor redução dos gases causadores do efeito estufa, com garantia ao produtor de maior capacidade de pagamento. O crédito é oferecido com prazos de carência e de pagamento diferenciados, além de taxas de juros mais baixas.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEMA/SENAR
http://www.senar-ma.org.br

Deixe seu comentário sobre este assunto:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s