Ministério da Agricultura destaca crescimento no Programa ABC

* Do MAPA

Produtores rurais já contrataram R$ 840,95 milhões do Programa ABC e 17 estados já aderiram ao Grupo Gestor Estadual (GGE’s)

Produtores rurais contrataram por meio do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), R$ 840,95 milhões, entre julho de 2011 e abril de 2012. “De um ano para o outro houve um avanço de quase três vezes o valor liberado para os agricultores”, explicou o coordenador do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade, Elvison Ramos. A meta do Ministério da Agricultura é aumentar ainda mais estes números através da criação de Grupos Gestores Estaduais (GGE’s), da capacitação dos técnicos, dos produtores e dos agentes bancários.

Para a construção dos projetos nos estados, o Mapa trabalha na criação dos Grupos Gestores Estaduais, com o objetivo de auxiliar na divulgação e implementação do ABC nas unidades da Federação. “O principal desafio para que o produtor tenha acesso ao crédito oferecido pelo Programa ABC é a elaboração dos projetos, principalmente devido à falta de assistência técnica. Para isso, o Mapa está trabalhando em parceira com os estados e os municípios na capacitação dos técnicos para levar as informações ao produtor”, disse Elvison Ramos. Até o momento, 17 estados já criaram seus Grupos Gestores.

O Ministério da Agricultura também está promovendo dias de campo com unidades demonstrativas para formar multiplicadores, com o objetivo de levar as informações das tecnologias do ABC para os municípios do Interior e principalmente para o produtor. “O principal parceiro é o vizinho. Uma unidade demonstrativa consegue mobilizar outros produtores e outros municípios”, destacou. Entre as práticas financiadas do programa, estão o sistema de plantio direto, tratamento de resíduos animais, integração lavoura-pecuária-floresta, fixação biológica de nitrogênio, plantio de florestas e recuperação de áreas degradadas.

* MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2104
Vera Stumm
vera.stumm@agricultura.gov.br

Deixe seu comentário sobre este assunto:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s