I Seminário de Manejo e Uso Sustentável do solo em Tocantins

A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário – SEAGRO de Tocantins realiza amanhã, dia 20 de julho, o I Seminário de Manejo e Uso Sustentável do solo, no município de Marianópolis, a 177km de Palmas, região Centro-Oeste do Estado.

O seminário integra as ações do Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono, do Governo Federal, coordenado pela Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. Dentro da programação serão ministradas palestras sobre correção e adubação do solo, recuperação de pastagens degradadas, conservação manejo e uso do solo, integração lavoura-pecuária-floresta e crédito rural para produtores. A Seagro é parceira no evento e irá apresentar aos participantes o Programa de fomento ao plantio de seringueira no Tocantins.

De acordo com o secretário de Agricultura do município, Sales Lopes do Couto, o seminário será realizado para atender a demanda crescente dos produtores nas tecnologias para correção de solo e adubação. “O desejo de todo produtor é dobrar a produção na mesma área, sem ampliar ou desmatar novas áreas. A sustentabilidade da produção agrícola é a palavra de ordem, tanto para Governo Federal e Estadual, quanto para a sociedade, mas também é meta para quem trabalha o campo”, frisa.

Organização

O seminário é uma realização da Prefeitura de Marianópolis, por meio da secretaria de Agricultura, em parceria com a SFA – Superintendência Federal da Agricultura do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Pesca e Aquicultura e Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

 Programa ABC

Criado para difundir uma nova agricultura sustentável, que reduza o aquecimento global e a liberação de gás carbônico na atmosfera, o Programa ABC incentiva seis iniciativas: Plantio direto, recuperação de áreas degradas, Integração lavoura-pecuária-floresta, Plantio de florestas comerciais, Fixação biológica de nitrogênio e Tratamento de resíduos animais. Essas ações têm metas e resultados até 2020.

Programação:

7h30 – Recepção e inscrições

8h30 – Abertura Oficial

9h15 – Programa de fomento ao plantio de seringueira no Tocantins – Secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua

10h15 – Discussão / Debate

10h30 – Conservação, manejo e uso do solo – Deivison Santos, pesquisador da Embrapa

11h30 – Discussão / Debate

13h30 – Recuperação de pastagens degradadas – Marcelo Cunha, pesquisador da Embrapa

14h10 – Discussão / Debate

14h20 – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – Emerson Borghi, pesquisador Embrapa

15h – Discussão / Debate

15h30 – Correção e adubação do solo – Leandro Bortolon, pesquisador da Embrapa

16h10 – Discussão / Debate

16h20 – Crédito Rural para pequenos, médios e grandes produtores – Programa ABC e outros – Banco do Brasil e Banco da Amazônia

16h50 – Discussão / Debate

17h – Encerramento

Deixe seu comentário sobre este assunto:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s