Uso sustentável do solo e Plano ABC são temas de debate em Marianópolis/TO

*Do Seagro

Produtores rurais do município de Marianópolis participaram do I Seminário de Manejo e Uso Sustentável do Solo, que ocorreu na última sexta-feira (20), no Centro Comunitário Municipal da cidade. O evento foi promovido pela Prefeitura do Município e contou com o apoio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento. Participaram como palestrantes do Seminário, pesquisadores da Embrapa e representantes da Seagro.

Responsável pela abertura do evento, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, destacou a importância do agronegócio para Marianópolis, que possui uma área de 209 mil hectares e um rebanho de 110 mil cabeças de gado. “O nosso objetivo, com esse Seminário é principalmente levar conhecimento sobre agricultura sustentável aos produtores, que podem produzir mais, melhorando assim a qualidade de vida no campo, que é o intuito desse Governo”, afirmou Ruiter.

Na ocasião, o secretário executivo recordou que Marianópolis receberá uma das três novas estações meteorológicas, que serão instaladas no Tocantins pelo Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento.

Também participaram do seminário, o secretário de Agricultura do município, Sales Lopes do Couto, representantes Ruraltins, da Superintendência Federal da Agricultura e da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Dentre os palestrantes do Seminário de Manejo e Uso Sustentável do Solo, estiveram os pesquisadores da Embrapa: Leandro Bortolon (correção e adubação de solo), Deivison Santos (Conservação, manejo e uso do solo), Marcelo Cunha (Recuperação de pastagens degradas) e Emerson Borghi (Integração lavoura-pecuária-floresta).

Seringueira

O diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Leal, também apresentou uma palestra no seminário, onde apresentou o Programa de Fomento ao Plantio de Seringueira no Tocantins. Segundo ele, Marianópolis possui condições de clima e solo favoráveis ao plantio de florestas e faz parte da região do Cantão, que receberá um polo de seringueira. Por isso, os produtores da região terão acesso a linhas de créditos específicas para financiar o plantio de seringueira e ainda receberão capacitação técnica.

Programa ABC

O seminário integra as ações do Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono, do Governo Federal, coordenado pela Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. O programa foi criado para difundir uma nova agricultura sustentável, que reduza o aquecimento global e a liberação de gás carbônico na atmosfera, através de seis iniciativas: Plantio direto, recuperação de áreas degradadas, Integração lavoura-pecuária-floresta, Plantio de florestas comerciais, Fixação biológica de nitrogênio e Tratamento de resíduos animais.

Projeto Rondon

O evento contou com a presença de integrantes do Projeto Rondon, que atendem o município. Os participantes são alunos e professores da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Metodista de São Paulo e desenvolvem atividades de orientação de manejo, colheita de frutas, viveiros florestais em matas ciliares, boas práticas de ordenha, além de atividades voltadas para a área de Saúde e saúde bucal.

*Valmir Araújo Assessoria de Comunicação Seagro

Deixe seu comentário sobre este assunto:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s