MT: Rondonópolis e Querência recebem curso de capacitação de multiplicadores do Plano ABC

Trabalho conjunto entre Mapa, Embrapa e Governo Estadual objetiva promover práticas para reduzir a emissão de CO2 no campo

Rondonópolis e Querência/MT


Aumentar o número de produtores rurais que utilizem técnicas sustentáveis é uma das principais metas do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), do Governo Federal. Para atingir esse objetivo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) trabalham em conjunto para capacitar multiplicadores do plano nos Estados. Os próximos compromissos para atingir esse objetivo serão em Rondonópolis e Querência, no Estado do Mato Grosso, entre os dias 18 e 21 de setembro, em uma ação conjunta com o Governo Estadual.

Entre os dias 18 e 19 de setembro, o curso “Capacitação de Multiplicadores do Plano ABC” acontece em Rondonópolis, no Sindicato Rural do município. Já nos dias 20 e 21 do mesmo mês o evento será em Querência, na Câmara Municipal de Vereadores.

Para auxiliar implementação dos projetos financiados pelo ABC nas propriedades rurais, o Mapa trabalha na criação dos Grupos Gestores Estaduais (21 ao todo), com o objetivo de auxiliar na divulgação e implementação da proposta nas unidades da Federação.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do ministério, Erikson Chandoha, o principal desafio para que o produtor tenha acesso ao crédito oferecido pelo Programa ABC – coordenado pelo Mapa e inserido dentro do plano federal – é a elaboração dos projetos, principalmente devido à falta de assistência técnica. “Por isso o Governo Federal está trabalhando em parceira com os Estados e os municípios na capacitação dos técnicos: para levar as informações ao produtor”, explicou.

No curso de formação, serão explicadas as tecnologias financiadas pelo Governo, como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). O público alvo são técnicos, extensionistas, projetistas e estudantes das áreas de Agronomia, Engenharia Florestal, Veterinária, Zootecnia e Engenharia Ambiental.

Para mais informações e para se inscrever nos cursos, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Estado do Mato Grosso (Sedraf): (65) 3613-6238/6237 ou pelos e-mails: bcuzziol@sedraf.mt.gov.br e wilson_pereira@sedraf.mt.gov.br.

Conheça o programa
O Plano ABC faz parte das ações governamentais para estimular a redução das emissões de carbono no setor agropecuário, como forma de cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil na Conferência do Clima da ONU (COP 15). Ele baseia-se em tecnologias como o sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, fixação biológica de nitrogênio no solo, plantação de florestas comerciais e tratamento de resíduos de animais.

Para a Safra 2012/2013, o programa terá R$ 3,4 bilhões disponíveis em linhas de crédito. A taxa de juros para o período diminui em relação à safra anterior, de 5,5% para 5% ao ano, a menor fixada para o crédito rural destinado à agricultura empresarial. O prazo para pagamento é de 5 a 15 anos – com até 8 anos de carência –, e o limite de financiamento é de R$ 1 milhão.

Acesse o portal www.agricultura.gov.br/abc

Fonte: Mapa

Deixe seu comentário sobre este assunto:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s