Abertas inscrições para Capacitação do Plano ABC em Pedro Afonso

Para desenvolver a agricultura com baixa emissão de carbono no Tocantins, através do Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Comitê Estadual organiza de 25 a 28 de setembro, capacitação continuada para produtores e técnicos.

A capacitação será realizada no município de Pedro Afonso, na Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, com carga horária de 28 horas, distribuídas entre palestras, estudo de caso, testes e Dia de Campo. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins, pelo telefone (63) 3218-2953 ou pelo e-mail: cnpasa.cursos@embrapa.br.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro, Fernando Garcia, trata-se de uma proposta de capacitação continuada para técnicos de nível médio e superior nas linhas temáticas do Plano ABC. “As capacitações serão promovidas e coordenadas pela Embrapa/Pesca e Aquicultura e contam com o apoio logístico e de mobilização com os técnicos que participam das reuniões”, completou.

Segundo Garcia, o módulo tem como objetivos a transferência de tecnologia para: produção em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, validados para a realidade tocantinense; recuperação de pastagens; implantação do sistema de plantio direto. Com isso, pretende-se contribuir para o atendimento dos compromissos voluntários assumidos pelo Brasil na COP-15; desenvolver novos instrumentos para capacitação de multiplicadores e produtores e ainda, de avaliar, através dos indicadores socioeconômicos, o impacto da adoção das tecnologias propostas.

Programa

O Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono busca promover a redução das emissões de carbono através do incentivo a processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam o impacto dos gases de efeito estufa no campo, com metas e resultados previstos até 2020.

Além de estimular os investimentos necessários para a incorporação de tecnologias de baixa emissão de carbono no processo produtivo, o programa também promove ações que permitam ao produtor realizar a regularização ambiental de sua propriedade. Outras metas do programa são: estimular a redução do desmatamento de florestas e incentivar a implantação de sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis.

*Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA

Um comentário em “Abertas inscrições para Capacitação do Plano ABC em Pedro Afonso

  1. Tem algum certificado que comprove a capacitação, pois tenho interesse em ser capacitado para ampliar a participação do produtor rural no programa abc, sou de Uberlândia-MG. O que posso fazer além de ter lido e entendido o guia de financiamento para ser capacitado?

Deixe seu comentário sobre este assunto:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s