Especialistas de vários setores se reúnem nesta terça-feira (13) em Brasília para debater o assunto
Do crescimento de 2,7% do PIB brasileiro registrado em 2011, nada menos que 80% tiveram origem na cadeia de produção de alimentos e de energia da biomassa. Segundo a FAO, nas próximas décadas caberá ao Brasil atender aproximadamente 40% do incremento da demanda por alimentos, que está sendo impulsionada por dois fatores: o crescimento da população mundial (de 7 para 9 bilhões de pessoas, até 2050); e o forte impacto oriundo do aumento da renda registrado na China, na Índia e na América Latina.
O assunto vai ser debatido nesta terça-feira (13) em Brasília, durante o seminário “Centro-Oeste, Tempo 3 – Bases Históricas para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE), Ministério da Integração Nacional, Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e Fórum do Futuro, entidade presidida pelo ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.
“Esse evento irá reunir diversos especialistas para debater as tomadas de decisões na agricultura, tendo como base as novas políticas do setor e o surgimento de novas agroindústrias”, analisa o superintendente do SENAR do Distrito Federal, Mansueto Lunardi.
Para o presidente da FAPE, Renato Simplício Lopes, “este trabalho é fundamental para nós, já que o DF será o epicentro de um processo de desenvolvimento que vai impactar toda região, em consequência do aumento da demanda mundial por alimentos. Temos que construir uma visão estratégica que ilumine o caminho que temos pela frente”, destaca.
O ex-ministro Alysson Paolinelli afirma que “trata-se de uma experiência de planejamento estratégico que raramente observamos no Brasil. Alysson Paolinelli criou o Fórum do Futuro – Propostas para o Desenvolvimento Sustentável” exatamente para debater questões colocadas no âmbito da visão estratégica do país.