Entenda o Projeto

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Embaixada Britânica e com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Banco do Brasil realiza o Projeto Agricultura de Baixo Carbono – Capacitação.

Esse projeto surgiu da necessidade de sensibilizar a sociedade rural para Agricultura com Baixa Emissão de Carbono.

O Projeto tem o objetivo de que, até 2013, agricultores do Brasil, além de formadores de opinião e grupos de reflexão da agricultura estejam apoiando e implementando o Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono lançado pelo Governo Federal.

Estudos

1) Levantamento das Barreiras que impedem o acesso do produtor rural aos recursos do Plano ABC;
2) Relatório Técnico sobre Legislação e Certificações Privadas da União Européia sobre sustentabilidade;
3) Guia de Financiamento da Agricultura de Baixo Carbono

Capacitação

Capacitação de 300 agentes para disseminação das informações sobre a produção com baixa emissão de carbono e a linha de financiamento do governo federal (Programa ABC).

Nesta fase do projeto a CNA, MAPA (Assessoria de Gestão Estratégica), EMBRAPA e Banco do Brasil estarão juntos na elaboração do material pedagógico e mobilização de multiplicadores.

Os seminários de capacitação ocorrerão de forma regionalizada e utilizarão a capilaridade do Sistema CNA.

Disseminação

Elaboração de uma estratégia de divulgação para comunicar as oportunidades econômicas e informações relacionadas com a agricultura sustentável para os produtores, utilizando canais de comunicação existentes na CNA.

Anúncios

34 comentários em “Entenda o Projeto

  1. Em Franca São Paulo quem posso procurar para saber mais sobre o ABC capacitação para agricultura de baixo carbono.

  2. Minha área fica em uma bacia hidrográfica na localidade de Rio Pequeno em Antonina no estado do Paraná de 20 alqueires e aproximadamente 80% consiste em área preservada, e não possui pasto, pois foi uma serraria antigamente e hoje tenho sete tanques de peixe, é possível me cadastrar no projeto.

  3. Gostei muito desse projeto,por ser um bom parceiro do meio ambiente o qual eu defendo,sou estudante de um curso técnico em agroecologia onde nossa política está voltada para essas praticas,de bom uso do solo livre de defensivos que o possa afeta-lo.Gostaria de participar desse projeto para poder defender nosso planeta,e proteger nossa saúde que esta voltada a agricultura e pecuária, que são fatores muito importantes voltado a nosso pais.

  4. Olá, boa noite gostaria de me credenciar para participar deste projeto, pois acredito que assim poderemos mudar o conceito de agricultura no Brasil. Sou mauro Panágio Tecnólogo em gestão ambiental em rondonia. Obg.

  5. Olá, sou Eng° Agrônomo e trabalho com Florestas e integração Lavoura – Pecuária – Floresta, e gostaria de estar oferecendo mais este serviço a meus clientes, gostaria de saber como me qualifico para estar elaborando estes projetos e quais documentações são necessárias.
    e quanto a região, posso estar elaborando projetos em mais de um estado, desde que eu possua registro no Crea de cada estado?

    desde ja agradeço !

  6. O ABC e a saida para o setor produtivo o que está faltando é acreditar mais no Programa e por outro lado divulgar mais,tem regiões no brasil que não sabe nada sobre o abc,mais sairmos do tradicional para novas tecnologias é a saida para agropecuaria brasileira.No Estado de Roraima ,vamos ter grandes dificuldades pois a regularização fundiaria agora que está acontecendo poraqui, e um projeto dessa natureza de grande porte exige garantia real que é a terra titulada,coisa que grande parte dos produtores não tem.

  7. Recomendamos procurar a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – FAMATO. As Federações possuem bancos de especialistas por Estado/Município e poderá ajudá-lo. Agradecemos seu contato e interesse.

  8. Bom dia!
    Preciso da indicação de um engenheiro no Mato Grosso. Tenho uma fazenda em Campinápolis MT e quero fazer o ABC em 20 alqueires.
    Quem pode me indicar uma agronomo credenciado na região?
    Obrigada

  9. Correção:
    Boa noite! Gostaria de participar desse projeto ABC. Tenho experiência em integração lavoura pecuária e reflorestamento de eucalipto desde 1987. Se possível trabalhar no DF ou em torno. Minha família mora em Formosa-go. Hoje trabalho na Votorantim Metais em Niquelândia GO

  10. Boa noite! gostaria de participar desse projeto ABC. Tenho esperiência em reflorestamento desde 1987. Se possível trabalhar no DF ou em torno. Minha familia mora em Formosa-go. hoje trabalho na Votrantim Metais em Niquelândia GO.

  11. Prezado WALTER, boa tarde!

    O SICOOB, por meio de suas Cooperativas de Crédito, também fiancia projetos de investimento do PROGRAMA ABC. Fazemos parte do grupo Gestor do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) em Minas Gerais e desde 2010 trabalhamos com essa linha com recursos do BNDES. As condições de financiamento são as mesmas para qualquer agente financiero. Caso haja interesse pode procurar uma de nossas Cooperativas que operam com o Crédito Rural. Para mais informações visite o nosso sitio eletrônico: http://www.bancoob.com.br/ e clique em linhas de crédito rural.

    No próximo dia 09/07/2012 haverá um evento de divulgação em Viçosa – MG na 83ª Semana do Fazendeiro.

    Atenciosamente,

    Leandro Goncalves
    Engº Agrônomo – SICOOB CENTRAL CREDIMINAS.

  12. Boa noite, sou engenheira agrônoma e estou fazendo o meu primeiro projeto (programa ABC) e gostaria de saber se terá alguma palestra sobre projetos do deste programa, gostaria de participar (próximo a Barretos/SP).

    Atenciosamente,

  13. gostaria de saber como conseguir o recurso para o projeto abc seria so pelo b. do brasil,ou tem outros bancos que financia .Sendo que pelo b. brasi estou tendo dificuldades para conseguir limite de credito.

  14. Olá, Ramiro. Por favor, procure a Federação do seu Estado. As Federações estão promovendo seminários de capacitação. Obrigado pelo interesse. Continue acompanhando nosso site sobre o tema.

  15. Sou Engenheiro Agrônomo no Pontal do Paranapanema SP, cidade de Mirante Do Paranapanema SP, e tenho interesse em participar de algum projeto, como consigo me credenciar ?

  16. Bom dia!
    Se houver a possibilidade, gostaria de receber de vcs um modelo de projeto.
    Sou de Santo Augusto no RS e ainda nao tivemos um curso ou algo parecido para sanar duvidas de profissionais para realizar projetos pro ABC.
    Atenciosamente
    Carlos A. A. Weiller

  17. gostaria de receber de vcs um projeto pronto, pois estamos no centro sul maranhense e precisamos implantar este sistema na nossa regiao.

  18. gastaria de receber o modelo de um projeto pronto do ABC, no nosso municipio no centro sul do maranhão, estamos iniciando este processo, é por esta finalidade que gostaria de receber um projeto.

  19. Gostaria de participar deste Projeto, como posso me habilitar?
    Sou Técnico em Agropecuária, estou em Feira de Santana – Bahia, e tenho disponibilidade para viajar para qualquer lugar.
    Se não for possível a minha participação, por que soube desse seminário esta semana, tenho como receber o material didático para que eu possa estudá-lo?
    Foi feito alguma mídia deste evento?
    Segue meu endereço para envio de mala-direta, se for possível:

    Rua Afonso Manoel Nascimento, 155
    Condomínio João da Silva Dantas, Casa 40
    Bairro – Cidade Nova
    Cep: 44053-015
    Feira de Santana – Bahia

    Se não for possível a minha participação gostaria de ser convidado para outros, segue meus dados:

  20. Olá, Gabriel,
    A linha de crédito vale para todos os Estados do País. Acesse o nosso Guia de Financiamento: https://agriculturabaixocarbono.wordpress.com/guia-de-financiamento/ . Lá, você encontrará o passo a passo de como implantar as tecnologias da Agricultura de Baixo Carbono na propriedade rural para conseguir o crédito.
    Agradecemos sua mensagem e interesse no assunto. Vamos juntos promover uma agropecuária cada vez mais sustentável.

  21. Boa tarde! Como fazer parte obtendo insumos para a divulgação entre pequenos produtores, tanto no Estado de Minas Gerais, quanto na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro?

  22. Olá Gostei muito . Parabéns pela iniciativa de levar para o homem do campo toda a informação, que é tão necessária para o desenvolvimento rural.
    Abraços

  23. Olá tudo bem.
    Sou formada Técnico Agrícola e gostaria de saber com posso me escrever para participaer treinamento agentes para disseminação das informações sobre a produção com baixa emissão de carbono e a linha de financiamento do governo federal (Programa ABC)
    O RS está participando do programa.?
    moro na serra, Farroupilha/RS, gostaria de participar, pois estou ligado no meio ambiente e na agricultura sustentável.
    Abraços.
    Valter Colombo
    Fone. (54) 3261 1031
    (54) 9171 8110
    Email v.colombo@yahoo.com.br

  24. Boa Tarde !
    Parabenizo pela excelente iniciativa deste tema para agricultura-pecuaria.
    Sou instrutora SENAR/AR-SP desde 2002, como fazer a capacitaçao para
    integra-me e ser um agente de disseminaçao das informaçoes do Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono.
    Atenciosamente

  25. Muito bom esse projeto, sistema de agricultura familiar tem mudado, mais precisa mudar mais ainda, com essa tecnologia e possível com a capacitação dos agricultor e ajuda de técnico com certeza vamos ter alimentos mais saudável e um Brasil melhor.

Deixe seu comentário sobre este assunto:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s